Para começar a falar desse assunto, vou fazer uma comparação: quando você possui um carro, recomendam que realize aquelas revisões a cada determinado tempo, certo? Nessas revisões, são feitas manutenções preventivas, para que o carro não tenha danos maiores.
Ta, mas e o que isso tem haver com a limpeza dentária?
A limpeza dentária, não deixa de ser uma manutenção preventiva, já que além de fazermos a raspagem do tártaro, profilaxia, polimento dos dentes, avaliamos a presença de lesões cariosas (para que sejam retiradas logo no início), tratamos inflamações da gengiva (gengivite), avaliamos a presença de lesões na boca, até mesmo de câncer.
Em relação a periodicidade da limpeza dentária, pacientes que possuem contenção (que é colocado após finalizar o tratamento ortodôntico, atrás dos dentes inferiores e em alguns casos superiores), recomendamos que realizem a limpeza dentária a cada 6 meses, já que a contenção propicia um acúmulo maior de tártaro e gengivite.
Pacientes que não possuem contenção, geralmente 1 limpeza dentária por ano, já é suficiente. Existem algumas excessões, pacientes que precisam fazer a limpeza com maior frequência, por exemplo a cada 3 meses, quando estão com muito sangramento gengival, por exemplo.
Dentre as vantagens da limpeza dentária, estão:
Aliando prevenção a saúde bucal! Agende já seu horário e aproveite os benefícios da limpeza dentária.